In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Segurança: Curso de APH e Primeiros Socorros

Aconteceu no dia 30 de março nas dependências da BUDAI o Curso de APH – Atendimento Pré Hospitalar e Primeiros Socorros destinado a equipe de Primeiros Socorros da Brigada de Emergência, com organização do Departamento de Segurança do Trabalho. Com carga horária de 08 horas, o curso ministrado pela Preventiva Saúde – Centro de Qualificação Educacional, teve como objetivo aprimorar conhecimentos em primeiros socorros e tomar as ações em situação de emergência identificando a gravidade, remover a vítima em segurança, ou até mesmo encaminhá-la para atendimentos especializados.

A equipe de primeiros socorros da Budai participou de simulações com a utilização de manequins simuladores, dentre elas, a Aplicação de RCP – Reanimação Cardiopulmonar nos métodos profissional e amadores.  Aprenderam também como e quando utilizar o DEA (Desfibrilador Externo Automático), o kit de primeiros socorros e equipamentos de proteção individual. 

Dentre o conteúdo aplicado incluiu noções de anatomia e fisiologia, sistemas de emergência, biossegurança (equipamentos de proteção individual), aspectos éticos e legais na prestação de socorro, prevenção e socorro em situações de ataque cardíaco, RCP (Reanimação Cardiopulmonar), DEA (Desfibrilador Externo Automatico) – como e quando utilizá-lo e quais os tipos. Além destes, explicou sobre asfixia por engasgo, convulsões, desmaios, hemorragias, fraturas e técnicas de imobilização, queimaduras, intoxicação, infarto do coração, ferimentos por animais, traumatismo craniano, técnica de imobilização da coluna vertical e como utilizar a prancha de resgate,  dentre outros.

Para o Bombeiro Adriano Celestino de Souza, colaborador da Budai e integrante da equipe de Segurança e Saúde Ocupacional é necessário o aprimoramento e conhecimentos sobre primeiros socorros. “É muito importante que os socorristas estejam preparados para prestar os primeiros atendimentos,  transmitindo segurança e conforto às vítimas”, concluiu.