In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Academia da Qualidade

A AQB (Academia da Qualidade Budai) é a consolidação de trabalhos de melhoria em grupo, nos moldes do círculo de controle de qualidade.

A Academia da Qualidade Budai, foi desenvolvida com o intuito de aumentar a vitalidade no local de trabalho, aperfeiçoando as habilidades dos colaboradores contribuindo para o crescimento da empresa e, com o objetivo de formar equipes de melhoria com foco em visão preventiva nos processos, identificando oportunidades de melhorias antes que possíveis problemas possam ocorrer.

A importância das atividades da Academia da Qualidade, consiste no fato de que os colaboradores formem pequenos círculos, utilizando métodos de estatísticas de análise e solução de problemas e assim, escolhendo desafios para alcançar metas importantes.

A AQB tem o objetivo de garantir a Qualidade total imediata, minimizar os desperdícios – eliminando todas as atividades que não tem valor agregado, otimização do uso dos recursos, Melhoria Contínua – redução de custos, aumento da produtividade, compartilhamento das informações e Flexibilidade – Produzir rapidamente diferentes lotes de produtos, sem comprometer a eficiência.

Para início do desenvolvimento da Academia, foram realizados treinamentos pelo Sr. Luís Carlos Miranda – Gerente da Qualidade, afim de padronizar os entendimentos e conceitos sobre Produção Empurrada X Enxuta e Melhoria da Qualidade, com o objetivo de qualificar os participantes à formar e orientar equipes de melhoria na Organização, abordando os temas de conceitos de Produção Enxuta (“Lean Manufacturing” – que é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios – super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos), e Melhoria da Qualidade utilizando a metodologia do PSP (Processo de Solução de Problemas) em busca do “zero defeito”, e detecção e solução de problemas em sua origem.

Foram distribuídos durante os treinamentos, manuais da Academia da Qualidade Budai e apostilas desenvolvidas com o intuito de ajudar na orientação da aplicação de conceitos e ferramentas, na formação de grupos e desenvolvimento dos trabalhos de melhorias afim de promover a integração entre os departamentos, a interação entre os colaboradores, a melhoria do SQCDM (“Safety” – Segurança, “Quality” – Qualidade, “Cost” – Custos, “Delivery” – Entrega, e “Management” – Gerenciamento) , enraizar cultura da Melhoria Contínua, proporcionar treinamentos das ferramentas da Qualidade e melhorar a visão preventiva de problemas.

Ao final dos Treinamentos, foi realizado trabalho em grupo dinâmico para resolução de possíveis oportunidades de melhorias.

Serão criadas Equipes de Melhorias com o objetivo de desenvolverem trabalhos de melhorias em grupo, sendo apresentados na AQB estes trabalhos.

Para início dos trabalhos, deverão ser formados grupos de 3 a 5 colaboradores que se reunirão espontânea e periodicamente para propor idéias  de melhorias, sendo o objetivo destes grupos estimular e desenvolver o potencial dos colaboradores, motivar a participação e despertar a importância da Qualidade.  A formação do grupo, parte da premissa:

“Estimular a participação ativa e espontânea na condução do ambiente de trabalho, tornando-o cada vez mais agradável e produtivo”.

O grupo deverá ser estimulado a ouvir opiniões de pessoas experientes e a trocar informações com outros grupos e até mesmo com outros setores, aumentando o intercâmbio de informações.

Após a formação do grupo, os participantes seguirão o cronograma descrito no manual da Academia da Qualidade, onde estão inseridas todas as orientações pertinentes para a elaboração dos trabalhos.

Após a aplicação e utilização das ferramentas da Qualidade, técnicas de apresentação e acompanhamento do desenvolvimento do trabalho, haverá a apresentação dos projetos pelos grupos, onde  serão avaliados por um corpo de jurados composto  por Gerentes, Diretores, Supervisores, Clientes etc... que pontuarão e definirão os melhores trabalhos de acordo com os critérios de pontuação.

Serão premiados os 3 melhores trabalhos como troféu AQB e, apenas 1 trabalho será premiado como destaque AQB.

Todos os trabalhos apresentados, independentemente da  classificação, deverão ser concluídos e implementados, sendo  que serão excluídos aqueles grupos que houverem evidências de não implantação dos  projetos.

As apresentações dos trabalhos serão realizadas no Auditório da sede da empresa do grupo Budai - Nyaço, contando com a presença de todos os participantes mais os jurados e, o coquetel ao final.